quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Diário de Bordo - 20/11/08

Entrega do cartaz de apresentação do grupo.






quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Diário de Bordo - 26/11/08

Mar de dúvidas
Para realizar um projecto desta magnitude é crucial uma grande organização da nossa parte. Não pode faltar uma boa planificação das etapas a realizar, a divisão de tarefas e o cumprimento das datas agendadas. Felizmente começámos bem, com força de vontade, empenho e dinâmica. Tudo ia bem quando, sem que nos tivéssemos apercebido como, o nosso mundo começou a desabar: os dias iam desaparecendo do calendário a uma velocidade paranormal e o trabalho ia-se amontoando cada vez mais. Para juntar ao nosso desespero, tínhamos ainda o Conselho Executivo que teimava em não nos dar os resultados que tínhamos requerido, e que eram essenciais para realizar o diagnóstico pendente. Uma e outra vez nos disseram para voltarmos na semana seguinte, sempre sem resultados. Começámos a duvidar das nossas capacidades, começaram a surgir os "talvez tenhamos sido ambiciosos de mais", "não vamos conseguir acabar a tempo", "como é possível fazer tudo isto em tão pouco tempo?". Frustrados, perdidos e cheios de dúvidas convocámos então uma reunião com a nossa coordenadora do projecto. Foi então que tudo se tornou mais claro. Carinhosamente recebidos pela simpatia da Joana Nascimento percebemos que estávamos simplesmente a complicar demasiado. A data limite era afinal o dia 31 de Dezembro e não o final do primeiro período, visto que nós entrámos substancialmente mais tarde neste projecto do que as restantes escolas. O trabalho que planeámos era demasiado extenso para o pretendido, estávamos a condensar grande parte das tarefas apenas na primeira parte do projecto. Assim, todas as dúvidas foram esclarecidas, tornou-se tudo muito mais claro e saímos da reunião muito mais leves. Agora sim, estamos preparados para levar esta empresa avante!Frustrados, perdidos e cheios de dúvidas convocámos então uma reunião com a nossa coordenadora do projecto.

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Diário de Bordo - 6/11/08

Apresentação do pré-projecto. Aqui poderão ver a nossa apresentação em formato PowerPoint:

http://www.savefile.com/files/1930824

sábado, 1 de novembro de 2008

E já agora o que é Energia?

Em geral, o conceito e uso da palavra energia refere-se "ao potencial inato para executar trabalho ou realizar uma ação". A palavra é usada em vários contextos diferentes. O uso científico tem um significado bem definido e preciso enquanto muitos outros não são tão específicos.
O termo energia pode também designar as reações de uma determinada condição de trabalho, como, por exemplo, o calor, trabalho mecânico (movimento) ou luz graças ao trabalho realizado por uma máquina (por exemplo motor, caldeira, frigorífico, lâmpada). A etimologia da palavra tem origem no idioma grego, onde εργοs (ergos) significa "trabalho".
Adptado "Wikipedia"
Lei da conservação de Energia
"A energia não pode ser criada nem destruída, apenas trasformada ou transferida."
James Prescott Joule