quarta-feira, 15 de abril de 2009

Relatório de Grupo - 2º Periodo

O nosso projecto foi muito bem calendarizado logo desde o início, ou seja, nós já sabíamos quais as partes do projecto “Vamos utilizar bem a energia na nossa escola” que seriam feitas em que períodos. Como tal, o projecto teve a evolução esperada neste período, sendo esta bastante positiva. Já falta pouco para chegarmos à meta final e para concluirmos o relatório que terá como destino a avaliação de um júri pertencente à ENA. Aquilo que considerávamos inalcançável de inicio, encontra-se praticamente finalizado graças ao esforço e empenho dos dois membros do grupo.
No que toca ao pré-projecto, decidimos fazer algumas alterações de maneira a podermos criar uma sequência de trabalho mais lógica. Assim, alterámos a calendarização das palestras a realizar neste período, para o terceiro período, pois achamos muito mais pertinente deixar a parte teórica para o fim, uma vez que, depois da conclusão do relatório energético, nos encontraremos num nível gnosiológico bastante mais privilegiado para falar sobre o tema.
A actividade chave deste período foi a realização do relatório de optimização. Contudo, paralelamente a este relatório, realizámos ainda algumas outras actividades: a realização de um inquérito a cinco turmas do 12º ano; a entrevista realizada ao Eng.ª Eduardo Sobral, administrador da área Ambiente e Serviços da Mota-Engil; o estabelecimento de contactos com diversas pessoas ligadas ao ramo; e por fim realizámos o placard de sensibilização Enerescola, que projecta o nosso trabalho, esforço e dedicação para o seio da comunidade escolar.
Temos a apontar como aspectos menos positivos, alguns erros cometidos por nós no que diz respeito à logística do tempo, o que nos atrasou e obrigou a redobrar o esforço para combater alguns atrasos. Ainda sim, pensamos que conseguimos lidar bem com todos os obstáculos encontrados. É bastante gratificante o quão podemos aprender e experimentar ao longo deste projecto. Hoje olhamos de uma perspectiva muito diferente para todos os aspectos que abordámos e trabalhámos, mudando assim os nossos hábitos energéticos.
Futuramente, planificaremos muito melhor todas as nossas actividades, evitando assim cometer os mesmos erros referidos anteriormente.
Apesar de um pouco tardio, consideramos que fizemos um excelente trabalho de divulgação com a elaboração do placard Enerescola. Conseguimos organizar diversas informações de um modo dinâmico, organizado e certamente apelativo.
O blog foi uma ferramenta de trabalho que utilizámos constantemente para divulgar o nosso trabalho, assim como notícias, novidades e curiosidades do mundo da energia. Penso que conseguimos desenvolver um espaço dedicado ao tema bastante bem desenvolvido, com informação pertinente e variada sobre o projecto, de um modo correcto, criativo e pertinente.
Para o segundo período temos agendadas as tais palestras que foram adiadas. Para uma das palestras convidámos a Eng.ª Ana Marques da ENA para vir falar um pouco sobre optimização e eficiência energéticas. Fazemos também intenções de organizar uma visita de estudo a uma empresa energeticamente eficiente, de modo a podermos compreender e observar de perto um edifício do género. Planeamos igualmente organizar uma exposição na escola que traduza o percurso do nosso projecto ao longo do ano.

Diogo Bernardo
Marta Pimentel

1 comentário:

  1. Estão de parabéns pelo dinamismo, rigor e criatividade, reveladas no desenrolar do vosso projecto. Revelaram uma forte autonomia durante o segundo período.
    Espero que consigam concretizar o vosso projecto na integra e que continuem a DIVULGAR a vossa mensagem na escola, pois será certamente uma mais valia para o vosso trabalho.

    Fátima Campos

    ResponderEliminar