sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Invenção para poupar energia em electrodomésticos


Deixar os aparelhos eléctricos em stand by gasta energia, mas ainda cedemos à preguiça e usamos o comando para desligar a televisão, a aparelhagem, o DVD. Para resolver o “problema”, um grupo de investigadores espanhóis desenvolveu um microprocessador capaz de detectar se um determinado aparelho eléctrico está em modo de espera, aplicando então uma ordem para o desligar totalmente, até que o premir de um botão o faz voltar à função inicial.
O desenvolvimento deste microprocessador é um passo em frente na contenção dos gastos energéticos, permitindo reduzir em mais de onze por cento o consumo energético facturável. Com a aplicação desta invenção, uma factura mensal de 367 euros, por exemplo, terá uma poupança de 44 euros, o custo atribuído ao gasto energético do modo de espera em todos os aparelhos electrónicos por mês.
Actualmente, as quantidades de energia eléctrica consumidas por aparelhos eléctricos em stand by levam a União Europeia a produzir mais de 20 milhões de toneladas de dióxido de carbono por ano, a um custo de 7 mil milhões de euros.
Para pôr a ideia em prática só é preciso que uma empresa interessada desembolse a quantia de 30 milhões de euros para comprar a patente comercial do microprocessador. Um investimento que irá poupar muito dinheiro a longo prazo e nós apludimos.

Sem comentários:

Enviar um comentário