segunda-feira, 15 de dezembro de 2008
domingo, 14 de dezembro de 2008
14ª Conferência das Partes sobre o Clima já arrancou

Nesta 14ª Conferência das Partes sobre o Clima (COP-14) vão ser discutidos temas como a Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação, transferência de tecnologia entre países, financiamento de acções de mitigação e adaptação e metas quantitativas de redução de emissões de gases de efeito estufa.
“Precisamos de tomar decisões importantes que irão estabelecer uma base sólida para um resultado ambicioso a ser acordado em 2009, para redireccionar o desenvolvimento futuro da humanidade”, lembrou o secretário executivo da Directiva Quadro da Organização das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas, Yvo de Boer, na abertura dos debates.
A crise financeira mundial - que poderá encarecer as alternativas ambientalmente sustentáveis - deverá nortear as negociações. A eleição do democrata Barack Obama para a presidência dos Estados Unidos também estará na pauta da COP-14 uma vez que aquele é o único país desenvolvido que não ratificou o Protocolo de Quioto.
A próxima reunião já está marcada para 2009 em Copenhaga, Dinamarca.
quinta-feira, 4 de dezembro de 2008
Curiosidades
- Um autoclismo que esteja a perder água pode desperdiçar em seis meses mais de 170 000 litros de água
- A natureza demora 500 anos a reciclar um penso higiénico ou um copo de plástico
- Todos os dias a Starbucks desperdiça 23, 4 milhões de litros de água
- Cada tonelada de papel reciclado salva cerca de 17 árvores, economiza 75% de energia eléctrica e polui o ar 74% menos do que se fosse produzido de novo
- A quantidade de lixo que produzimos durante a nossa vida corresponde a 600 vezes o nosso peso na idade adulta
- Os humanos consomem 50% de toda a água potável.
- 25% das espécies de mamíferos estão em risco de extinção

Diário de Bordo - 4/12/08
Esta é uma tarefa que requere bastante tempo e concentração, pois é necessário registar a potência de todo o equipamento assim como estimar o número de horas que estão ligados durante um dia inteiro, para que numa outra fase a realizar no segundo período, possamos calcular o seu respectivo consumo energético.
Outro aspecto muito relevante no nosso projecto é a fatia energética inerente à iluminação. Por esta razão, catalogámos todas as lâmpadas do edifício, com a respectiva forma, potência e protecção, para podermos chegar ao valor desta fatia, na fase do tratamento dos dados, similarmente com o que sucede com os equipamentos acima referidos.
No que diz respeito à informação inerente à estrura do edifício em si, obtivemo-la através de entrevista ao Sr. Miguel, o funcionário encarregue da manutenção da escola.