domingo, 14 de dezembro de 2008

14ª Conferência das Partes sobre o Clima já arrancou


Cerca de 190 países participam até ao dia 13 de Dezembro em Pózman, Polónia, numa jornada de negociações com o objectivo de definir o substituto para o Protocolo de Quioto, que termina em 2012.
Nesta 14ª Conferência das Partes sobre o Clima (COP-14) vão ser discutidos temas como a Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação, transferência de tecnologia entre países, financiamento de acções de mitigação e adaptação e metas quantitativas de redução de emissões de gases de efeito estufa.
“Precisamos de tomar decisões importantes que irão estabelecer uma base sólida para um resultado ambicioso a ser acordado em 2009, para redireccionar o desenvolvimento futuro da humanidade”, lembrou o secretário executivo da Directiva Quadro da Organização das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas, Yvo de Boer, na abertura dos debates.
A crise financeira mundial - que poderá encarecer as alternativas ambientalmente sustentáveis - deverá nortear as negociações. A eleição do democrata Barack Obama para a presidência dos Estados Unidos também estará na pauta da COP-14 uma vez que aquele é o único país desenvolvido que não ratificou o Protocolo de Quioto.
A próxima reunião já está marcada para 2009 em Copenhaga, Dinamarca.


Fonte: ABC do ambiente

Sem comentários:

Enviar um comentário