quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Fora com os plasmas!



Plasma ou LCD? Se está a pensar adquirir um novo aparelho, fique a saber que os plasmas podem ter os dias contados na Europa, devido ao elevado consumo energético.
Se entrar em vigor a nova lei comunitária de protecção do ambiente, que fixa metas de desempenho para televisores, os consumidores poderão ver o mercado reduzido aos modelos de LCD e de tubo, que gastam menos energia.
A legislação, que está a ser preparada por Bruxelas e os 27 Estados-membros da UE, pretende estabelecer padrões mínimos para televisores e impedir que aparelhos que consumam muita energia ou emitam quantidades elevadas de gás carbónico sejam comercializados no espaço europeu.
Enquanto uma televisão de plasma de 42 polegadas consome 822 quilowatts de energia por ano, um televisor do mesmo tamanho de LCD consome 350 quilowatts durante o mesmo espaço de tempo.
A proposta de legislação prevê, também, que os televisores mais eficientes passem a ser rotulados com um novo sistema de identificação energética, que permita às pessoas identificarem esses modelos.

Sem comentários:

Enviar um comentário