quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Lâmpadas Economizadoras


O termo lâmpadas “economizadoras” já faz parte do nosso vocabulário. É a publicidade a apelar à sua compra, as grandes superfícies comerciais a fazer campanhas promocionais e os meios de comunicação social, numa espécie de “mimetismo mediático” a enfatizar o factor custo... sempre importante para o bolso dos portugueses!
Na realidade, as lâmpadas “economizadoras” são lâmpadas fluorescentes, embora seja habitual chamar-se lâmpada fluorescente à tubular (TL) e lâmpada economizadora à fluorescente compacta (CFL). A denominação “economizadoras” advém do facto de gastarem menos de 80 por cento de energia proporcionando uma iluminação tão boa como uma lâmpada incandescente convencional, o que permite poupar dinheiro, por consumir menos energia, e ao poupar energia está a preservar o Ambiente. O único senão é que o custo de compra ainda é substancialmente muito elevado quando comparado com as lâmpadas ditas “normais”, embora seja um investimento rentabilizado se tivermos em conta a sua durabilidade, entre 6 a 15 vezes mais do que as tradicionais. As lâmpadas tecnologicamente mais eficientes tanto podem ser usadas em casa, para fins domésticos, nas empresas como nas próprias escolas, o importante, em qualquer situação, é escolher o tipo de iluminação mais adequada às tarefas a realizar nesses espaços. Por exemplo, numa sala de aula, que regra geral tem as luzes ligadas mais do que quatro horas por dia, fará todo o sentido a substituição das antigas lâmpadas incandescentes por fluorescentes. Assim sendo, no momento da compra de uma lâmpada “economizadora”, pense sempre no fim a que se destina, para que possa fazer a escolha mais acertada. Uma lâmpada fluorescente tubular (TL) necessita de uma armadura (luminária) própria e de um balastro, razão pela qual não é muito usada em locais onde existem grandes preocupações estéticas. É o tipo de lâmpada mais adequada para locais com necessidades de iluminação prolongada, como, cozinhas, escritórios e lojas, pois proporcionam uma boa luz, com pouca potência e baixo consumo energético. Regra geral, têm um período de vida elevado, cerca de 12 000 horas, podendo proporcionar economias de energia até 85 por cento, dependendo do modelo e da potência.Já a lâmpada fluorescente compacta (CFL) tem a vantagem de ser usada com os tradicionais casquilhos das incandescentes e está recomendada para situações em que se necessita de iluminação contínua por períodos superiores a pelo menos 1 hora, embora actualmente já estejam preparadas para menores períodos de tempo. Em termos de custo, o preço das fluorescentes compactas varia conforme o tempo de vida das lâmpadas. As CFL de 6 000 horas rondam entre os 4 e os 6 euros, nas de 10 000 horas os preços variam entre os 8 e os 12 euros e nas de 15 000 horas entre os 15 e os 20 euros. Um investimento rentabilizado em menos de dois anos na factura da electricidade, desde que os tempos de utilização sejam superiores a 4 horas diárias.Por todas estas razões, da próxima vez que se deslocar à drogaria da esquina ou ao supermercado escolha lâmpadas fluorescentes, tubular ou compacta conforme as necessidades. Poupa na factura mensal da electricidade e o Ambiente agradece!

2 comentários:

  1. Boa noite colegas,

    parabéns, esta vossa entrada, de tema Lâmpadas "economizadoras", está realmente interessante e é sempre um tema apelativo. Continuem.

    Gostaríamos também de deixar o aviso de que a nossa Sondagem 'Que estilo de Música para o nosso Baile?', já está em vigor no nosso blog, logo, agradecíamos que votassem, para uma rápida e eficaz escolha.

    Obrigada,
    Musicodependentes.

    ResponderEliminar
  2. Colegas! Faltam 3 dias para encerrar! Votem no nosso inquérito! É para o interesse de todos!

    "A música nasceu livre, o seu destino é libertar-se."

    Musicodependentes.

    ResponderEliminar